10 maio

Tipos de Pianos e modelos

Inicialmente vamos separar os diversos tipos e modelos de pianos em 3 grupos

Pianos por configuração técnica
Pianos por modelo
Pianos por tamanho
Todos os pianos devem ser classificados nos 3 grupos citados, após classificar o piano em cada um dos grupos de pianos que iremos descrever você terá a ficha técnica completa sobre um piano com praticamente todas as informações relevantes sobre sua fabricação e modelo.

Configuração técnica, tipos de pianos

Para classificar os tipos e modelos de pianos em relação à sua configuração devemos considerar a disposição das cordas no piano (cordas retas ou cordas cruzadas), número de teclas do piano (88 ou 85) e ainda o modelo do mecanismo do piano (mecânica gaiola ou mecânica aberta).

Exemplo de tipos de pianos quanto a configuração.

Piano tipo 88 teclas, cordas cruzadas e mecânica aberta.
Piano tipo 85 teclas, cordas retas, mecânica gaiola.

Modelo de pianos

Na classificação por modelo temos duas possibilidades, pianos verticais e pianos de cauda.

Os verticais são os pianos que tem sua harpa e cordas em posição perpendicular ao solo, são pianos menores e de mais fácil locomoção são ainda conhecidos como piano armário ou piano apartamento.

Os pianos de cauda são os pianos que tem sua chapa e cordas em posição paralela ao solo. Sendo assim, quanto ao modelo são apenas 2 tipos de pianos, vertical ou cauda.

Tamanho de pianos.

tipos de pianos verticalOs modelos verticais podem ser divididos em 4 tipos quanto ao seu respectivo tamanho, os maiores e mais altos são conhecidos como piano modelo Profissional, os médios são chamados de piano modelo Estúdio, os menores são chamados de piano modelo console e os super compactos são chamados piano modelo spineta ou piano tipo petit.

Vale lembrar que quanto maior o piano maior serão as cordas, tábua harmônica e outras partes que influenciam na qualidade e quantidade sonora dos diversos tipos de pianos

tipos de pianos de caudaOs modelos de cauda também podem ser separados em 4 tipos por seu tamanho, os pianos baby ou pianos ¼ de cauda são os menores medindo entre 140cm e 160cm, pianos grand ou pianos ½ cauda são os pianos de tamanho médio medindo entre 160cm e 180cm, os pianos concert ou pianos ¾ de cauda são os pianos de tamanho de médio para grande medindo entre 180 e 210cm e por ultimo, os maiores modelos de pianos chamados de concert royal ou piano de cauda inteira são os maiores pianos medindo a partir de 210cm de profundidade.

Deixe um comentário